Partida - Porto Grande.jpg

No âmbito das disciplinas de Sociologia de Intervenção Comunitária (1ºs) e de intervenção comunitária – Estudo de Caso (2ºs), ministradas pela Profª Celeste Fortes, a turma do 4º ano de Ciências da Educação implementou, de 20 a 28 de Abril, a II edição do projeto “Viajando entre as Palavras”, na comunidade de Pontinha de Janela, em Santo Antão.

Trata-se de um projeto que, a partir da criação de salas de leituras, tem várias metas, entre as quais o desenvolvimento de competências para a elaboração, planificação, execução e seguimento de projetos sociais e culturais; a vivência em comunidades socioculturalmente excluídas e a participação em projetos de combate à exclusão social e cultural. Desde Outubro de 2018, a turma tem vindo a realizar várias atividades de angariação de fundos, implementou a campanha “Colher Livros Plantar Leitores para conseguir Livros” e encetou vários contatos com parceiros locais, nacionais e internacionais para a viabilização do projeto.

A 20 de Abril a turma viajou para Pontinha de Janela onde desenvolveram várias atividades culturais, sociais e recreativas com crianças, jovens e adultos daquela comunidade. A par dessas atividades e contando com a colaboração de membros da comunidade, a equipa fez uma intervenção física (pintura, restauro de portas e janelas, etc) numa sala da escola de Pontinha de Janela que foi cedida pela Delegação do ME - Paul, para a implementação do projeto. Em homenagem a uma Profª que muito contribui para a educação naquela comunidade, a 26 de Abril o projeto inaugurou a Sala de Leitura Profª Dilva Helena, com um total de 700 livros.

Este projeto chegou a Santo Antão graças à mobilização de várias parcerias e apoios à implementação do projeto.

Click na imagem em baixo para ver mais fotografias.

Estudantes da Uni-CV em São Vicente levam projeto “Viajando entre as Palavras” a Santo Antão