A Reitora da Universidade de Cabo Verde, professora Judite Medina do Nascimento, recebeu a medalha Amigo da Marinha do Brasil, numa homenagem pelo trabalho de investigação científica realizado pela universidade na área das ciências do mar.

IMG_6347-2.jpg

A Embaixada do Brasil em Cabo Verde foi o local escolhido para a condecoração da Reitora da Uni-CV, um ato que contou com a presença do Senhor Embaixador do Brasil, Dr.  José Carlos de Araújo Leitão, do Senhor Capitão de Mar e Guerra, Adido Naval da Embaixada do Brasil em Cabo Verde, Dr. Marcelo Wilson Pimentel Glatthardt, Embaixadores (as), representantes de Instituições internacionais sediadas em Cabo Verde e restantes membros do corpo diplomático, membros da Equipa Reitoral, dirigentes das Unidades Orgânicas e dos Serviços, colaboradores da Embaixada do Brasil e outros convidados. 

 IMG_6337-2.jpg

O Senhor Capitão de Mar e Guerra, Adido Naval da Embaixada do Brasil em Cabo Verde, Dr. Marcelo Wilson Pimentel Glatthardt, esclareceu que a Marinha do Brasil condecora personalidades, que nas suas esferas de atuação dentro de uma sociedade, labutam para o fortalecimento do poder marítimo, tanto no Brasil, quanto nos paises amigos, homenageandos com títulos “Amigo da Marinha”: “Por isso hoje, de uma maneira muito especial, reunimo-nos na Embaixada do Brasil, para celebrar a condecoração da Magnifica Reitora da Universidade de Cabo Verde, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, com a Medalha Amigo da Marinha, pela sua contribuição no fortalecimento do poder marítimo da República de Cabo Verde e pela disseminação da mentalidade marítima no seio da sociedade deste país”.   

“Como Reitora da Universidade de Cabo Verde, a Professora Judite Medina do Nascimento incentivou a criação de centros de investigação científica, priorizando áreas vitais para o desenvolvimento económico e social do Estado de Cabo-Verdiano, com realce para as ciências do mar, onde se inclui tanta a perspetiva científica, quanto o ensino profissional marítimo e da pesca”.

“No âmbito interno, apoiou projetos de pesquisa em consonância com o plano nacional do desenvolvimento estratégico do país e, de maneira integrada, com os diversos segmentos públicos e privados relacionados com a atividade marítima. Foi destacada ainda a preocupação da homenageada para que os tais projetos atendessem, de maneira hormónica, às necessidades rentáveis das comunidades costeiras, e às necessidades de preservação ambiental segundo o conceito de economia azul. Externamente, buscou parcerias com instituições e universidades estrangeiras, visando a produção compartilhada do conhecimento sobre o mar. Dentre outras, foi destacada  a sua ação integradora entre as instituições públicas e privadas nacionais e internacionais no âmbito do projeto Empreamar Cabo Verde, que pretende fomentar a participação de jovens empreendedores, professores e pesquisadores da Uni-CV na busca de soluções inovadoras rentáveis e sustentáveis, que contribuam para o desenvolvimento da economia marítima”.

“No que se refere ao curso de Oceanografia e Gestão dos Recursos Marinho, no Campus da Faculdade de Engenharias e Ciências do Mar, São Vicente, particularmente no programa de Mestrado e Doutoramento, a Reitora da Uni-CV buscou a ampliação da cooperação científica com institutos de pesquisas e universidades estrangeiras, cabendo citar a participação do Instituto de Ciências do Mar da Universidade do Federal do Ceará, Brasil. Como resultado dessa iniciativa, tais cursos ganharam um notável incremento qualitativo, compreendendo tanto a formação técnica e científica quanto a produção do conhecimento voltado para as peculiaridades arquipelágicas de Cabo Verde e dos seus recursos marinhos, aplicando-o no desenvolvimento de uma economia marítima sustentável”.

Referiu-se ainda aos avanços da Faculdade de Engenharias e Ciências do Mar, no que diz respeito ao ensino profissional marítimo, tendo salientado a aquisição de um moderno simulador de maquinas de navegação e tendo ainda sublinhado que a Universidade de Cabo Verde vem renovando a plena certificação internacional do seu curso de formação de nível superior para marítimos.

IMG_6358-2.jpg

“A condecoração da Reitora convida a lançar um olhar sobre a presença feminina no mar, no momento em que cresce o protagonismo da mulher cabo-verdiana nos empreendimentos marítimos”, concluiu o Senhor Capitão de Mar e Guerra, Adido Naval da Embaixada do Brasil em Cabo Verde.

IMG_6432-2.jpg

A condecorada, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, agradeceu muito profundamente à Marinha Brasileira, através de S.Exa o Comandante da Marinha do Brasil, o Almirante de Esquadra Eduardo Bacelar Leal Ferreira, ao Senhor Capitão de Mar e Guerra, adido Naval da Embaixada do Brasil em Cabo Verde, Marcelo Wilson Pimentel Glatthardt e ao Governo Brasileiro, através de S.Exa. o Embaixador do Brasil, Dr. José Carlos Leitão, pela honra que lhe concederam ao considerarem-na merecedora dessa distinção.

“Quando se homenageia o líder de uma instituição como a Universidade de Cabo Verde, na realidade está-se a homenagear a própria instituição como um todo, visto que o sucesso de um projeto é o resultado de um conjunto de esforços coletivos e complementares. A Uni-CV está hoje de parabéns pois no setor do Mar, domínio em distinção nesta cerimónia, o percurso foi longo e muitas vezes doloroso”

Finalmente, agradeceu aos colaboradores da Uni-CV presentes e a toda a Comunidade Académica pelo trabalho que tem vindo a realizar pelo desenvolvimento do Ensino Superior Público em Cabo Verde.

IMG_6442-2.jpg

 

 

 

 

 

O Senhor Embaixador do Brasil, Dr. José Carlos de Araújo Leitão, aproveitou o momento para afirmar que lançar um novo projeto de cooperação naval entre a Marinha do Brasil e a Universidade de Cabo Verde, com intuito de aproximar os centros de excelência em oceanografia da marinha brasileira, do departamento e das áreas comuns da Universidade de Cabo Verde.

 

 

 

 

Mais fotografias no flickr 

 

Reitora da Uni-CV condecorada com Medalha Amigo da Marinha do Brasil