“Atividade Física e Nutrição durante a Gestação: repercussões neurofisiológicas, bioquímicas e comportamentais no desenvolvimento da criança” é o tema de palestra que a Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Uni-CV vai promover, no dia 21 de maio, a partir das 15 horas, no auditório do Campus de Palmarejo.

A palestra terá a participação da docente da Universidade de Federal de Pernambuco, Professora Carol Gois Leandro, que vai focalizar a sua atenção no período de gestação e lactação, chamados de "períodos críticos para o desenvolvimento fisiológico".

A falta ou o desequilíbrio nutricional durante esta fase pode causar déficits permanentes ao longo da vida e o aparecimento precoce de doenças. Estudos tem demonstrado que crianças que foram desnutridas em períodos críticos do desenvolvimento apresentam déficits cognitivos, motores e uma alta probabilidade de desenvolver doenças cardiometabólicas, como: diabetes tipo II, hipertensão, dislipidemias e obesidade na vida adulta.

Nesta palestra, serão apresentados estudos experimentais e clínicos do efeito da desnutrição perinatal e atividade física, realizados por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica do CAV - UFPE, Brasil.

A docente da Universidade de Federal de Pernambuco é professora Associada II do Núcleo de Educação Física e Ciências do Desporto, da Universidade Federal de Pernambuco-Brasil. É doutorada em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Atualmente coordena o projeto de colaboração internacional: Mecanismos celulares e moleculares associados à origem perinatal de doenças cardiometabólicas da vida adulta (UFPE/Université de Lyon-France), projeto Crescer com Saúde. Colaboração com o Departamento de Educação Física da Universidade Pedagógica de Moçambique.

banner (1).png

cartaz desenvolvimento