Iniciou-se, no dia 14 de maio, a terceira edição da oficina de Cinema de Animação com Stop Motion, organizada pelo Centro de Língua Portuguesa/ Camões, I.P., no âmbito do projeto VISAMAR - Literaturas em Língua Portuguesa, com apoio da Universidade de Cabo Verde e financiamento do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

Trata-se de uma iniciativa especialmente vocacionada para professores de Língua Portuguesa e estudantes do Curso de Línguas, Literaturas e Culturas - Estudos Cabo-verdianos e Portugueses, com a duração total de 40 horas de formação em regime presencial.

A oficina de Cinema de Animação com Stop Motion proporcionará aos participantes a possibilidade de aprender técnicas básicas de animação cinematográfica e compreenderem o processo de criação de um filme de animação.

Apoia-se fortemente numa componente de trabalhos manuais, na confeção de bonecos e cenários da animação. De forma implícita, durante o processo de criação, aborda conceitos de narrativas literárias; de tradução da narrativa literária a narrativa visual; de fundamentos da animação cinematográfica; e de produção audiovisual digital.

A oficina divide-se nas seguintes partes:
1. Discussão sobre o Cinema nas sociedades de hoje;
2. Criação de estórias e a sua adaptação à linguagem cinematográfica;
3. Escrita da linguagem visual com base numa obra literária;
4. Construção de bonecos e cenários;
5. Produção audiovisual digital;
6. Pós-produção audiovisual digital.

A formação é orientada por César Schofield Cardoso, profissional que se dedica à fotografia, cinema e media art. Em 2006 lançou PRAIA.MOV, um movimento de cultura urbana na cidade da Praia, Cabo Verde, em colaboração com arquitetos, artistas e outros pensadores críticos, que marcou desde então a sua produção, em torno de questões de cidadania, justiça, espaço urbano e identidades. Ele é o criador e autor do blogue bianda.blogspot.com, co-fundador do Fórum Itinerante de Cinema Negro (www.ficine.org ) e Storia na Lugar ( www.storianalugar.net ). De 2012 a 2016 foi Coordenador do Departamento de Cinema e Media Art do Ministério da Cultura de Cabo Verde.

oficina dia2.jpg