Os Serviços da Ação Social da Universidade de Cabo Verde e o grupo disciplinar da Psicologia celebraram o Dia Mundial do Sono, no passado dia 15, data que assinala, anualmente a sexta-feira anterior ao equinócio da primavera. Trata-se de uma data que pretende ser uma celebração e uma chamada de atenção para a importância do sono, sendo o lema deste ano, proposto pela World Sleep Society, “Dormir bem, envelhecer melhor”.

A celebração visou a realização de atividades de informação sobre o sono e a criação de um momento de educação pela experiência. Reconhecer e valorizar o sono, como aspeto crucial para a saúde, tanto física como mental, é necessário para que prestemos mais atenção à qualidade do nosso sono e cuidemos a tempo dele.

Durantes as atividades, projetaram-se vídeos com o objetivo de informar sobre o sono e seu papel na saúde em geral; sensibilizar para a importância e o cuidado precoce com a higiene do sono; informar sobre os fatores que facilitam uma boa qualidade de sono e aqueles que prejudicam a sua qualidade; apresentar um modelo de ambiente propício para o descanso; informar sobre distúrbios do sono e seus efeitos na vida diária; proporcionar momentos de conversa educativa sobre as rotinas ligadas ao dormir, em pequenos grupos.

A organização do evento deixou algumas recomendações relativas aos hábitos e comportamentos que podem ser adotados com vista a melhor cuidar do nosso sono e a despertar os participantes para a necessidade de não negligenciar ou adiar a melhoria da qualidade do sono, prevenindo assim a instalação de distúrbios de sono.

IMG_8318.JPG