40 anos do ESCV.JPG

A Universidade de Cabo Verde celebrou no passado dia 14 de novembro de 2019, no Pólo do Mindelo, os 40 anos do Ensino Superior Público em Cabo Verde. Desde o mês de junho de 2019 e com término marcado para dezembro do mesmo ano, a Uni-CV vem desenvolvendo um conjunto de atividades variadas que mostram a evolução do ensino superior público em Cabo Verde, desde o lançamento de livros, conferências, edição de documentários, concurso literário, até atividades mais lúdicas como torneios.

A atividade realizada no dia 14/11/19, da vez, com o tema Jornadas do Ensino Superior Público em Cabo Verde, teve como convidados especiais a Magnífica Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, a primeira Professora contratada em Cabo Verde para ensino de 5º nível, Dores Morais, Paulino Fortes, segundo Reitor da Uni-CV, Vice-Reitor para Integração e Inovação Tecnológica da Uni-CV, António Varela e demais dirigentes locais.

A Reitora da Uni-CV deu as boas-vindas a todos os presentes e apontou que a Uni-CV é uma instituição que tem como metas a excelência e o suporte à sustentabilidade. Para cumprir essas metas é necessário o apoio de todos na comunidade académica, mas também da cooperação de parceiros nacionais e internacionais, bem como apostar no reforço dos três pilares da Universidade, o ensino, a investigação e a extensão universitária. Neste sentido, a Uni-CV continua investindo na capacitação dos seus quadros, em projetos de investigação, na educação à distância, na mobilidade e cooperação inter-universitária, no desenvolvimento tecnológico e na inovação, na ação social e cultura universitária. Judite Medina do Nascimento encerrou a cerimónia de abertura desejando a todos um evento profícuo.

Após a sessão de boas-vindas, iniciou-se a atividade que contou com dois painéis. Moderado por Dorisa Évora, o primeiro painel, com o subtema, O Ensino Superior Público em Cabo Verde: das origens a atualidade, começou com Dores Morais, onde esta pôde apresentar em primeira mão como se deu o início do ensino superior público em Cabo Verde, com seus desafios e conquistas. De seguida, Eurides Costa (Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar), Alcides Ramos (Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes) e Albertino Martins (Faculdade de Educação e Desporto) tiveram a oportunidade de contar as histórias e evolução de suas faculdades até chegar no que são hoje. Moderado por Maria Estrela, o segundo painel com o subtema, O Ensino Superior Público em Cabo Verde: perspetivas futuras, teve como oradores a Magnífica Reitora da Uni-CV, o Vice-Reitor e o Paulino Fortes, que procuraram mostrar quais os desafios futuros do ensino superior público em Cabo Verde realçando os pilares fundamentais considerando as caraterísticas e os desafios do século XXI.

O evento foi encerrado com um coffee break, ficando a promessa das outras atividades a serem realizadas até o final deste ano.

40_anos___ESCV.jpg