Alector_Timas.png

Estudante do 4º ano do curso de Psicologia da Universidade de Cabo Verde, Alector Timas, foi nomeado Jovem Embaixador da Paz de Cabo Verde pelo Círculo Universal dos Embaixadores da Paz, em França, e prometeu trabalhar na construção de um “mundo unido” através das boas práticas dos líderes e embaixadores da Paz.

Segundo o Círculo Universal dos Embaixadores da Paz, os jovens são nomeados pelas suas ações que os tornaram exemplos vivos da paz e fraternidade através dos gestos humanitários na vida quotidiana.   

Alector Timas revela que a Universidade teve um papel determinante na construção da sua identidade e individualidade o que, hoje, lhe torna um homem de feitos nobres.

Relata que antes de concluir os estudos secundários decidiu que iria estudar numa universidade pública de Cabo Verde porque acreditava e acredita que as universidades em Cabo Verde formam excelentes profissionais. “Sempre dizia: quando eu terminar o liceu vou estudar numa universidade pública, uma universidade do meu país para dizer com orgulho, sou da Universidade de Cabo Verde e Cabo Verde forma profissionais de qualidade.”

Ao ingressar na Universidade de Cabo Verde, Alector integrou a Associação dos Estudantes da Uni-CV. “Eu queria saber o que havia na universidade e em que podia participar e dar o meu contributo para o seu desenvolvimento, dos estudantes e da minha pessoa. Quando conheci a associação, fui bem acolhido e realizei os  primeiros  trabalhos no Gabinete Cultural dos Eventos da Associação.  Foram atividades que juntavam e dinamizavam academia. Depois de um ano a presidente, na época, propôs o meu nome como membro da equipa dirigente e fui eleito Vice-Presidente.” Esse foi o início das oportunidades para o seu contributo e crescimento. 

Alector colaborou, enquanto voluntário, em outras organizações não governamentais como Ubuntu Academia de Cabo Verde e Universidade de Verão em Lisboa. Neste momento, é Vice-Presidente da Federação Nacional dos Estudantes e Desporto Universitário assumindo a pasta Cultura e é membro do grupo religioso Acólitos da Paróquia de São Paulo Apóstolo no bairro de Palmarejo, Praia.

Alector_timas_web_summit.png

Umas das recentes realizações do estudante foi representar o Sistema Nhabex no Web Summit 2019 em Lisboa. Atua como Diretor de Recursos Humanos da plataforma o qual teve a oportunidade de apresentar o sistema para grandes empresas internacionais. “Web Summit é o maior evento tecnológico ao nível mundial onde estão todos os nomes importantes da tecnologia e você que é um startup tenta vender e apresentar ao mundo o seu produto. Acredito que fiz um bom trabalho em apresentar IT Solution, o seu corpo consiste no sistema Nhabex. Vários países gostaram e deram um imput nas atualizações que poderão ser feitas”. 

A implementação do processo jurídico no sistema foi uma das sugestões apontadas por outras empresas. Durante o Web Summit, o sistema Nhabex foi apresentado para países como Portugal, Brasil e Arábia Saudita. 

“Os empresários gostaram e disseram que sistema deve ser implementado rapidamente em Portugal. Nós entramos em contato com o Google, Samsung e Microsoft que também gostaram do sistema. Desses gigantes fomos buscar subsídios e aprender mais para podermos atualizar o nosso sistema e dar o melhor que temos para o nosso país e para o mundo.”

Na oportunidade Alector encontrou-se com jovens empreendedores cabo-verdianos que despertaram a sua admiração pela inovação e criatividade. “Tivemos uma interação muito produtiva. É isso que nos diferenciou dos outros. Fomos vender o nosso produto e os países ficaram maravilhados. Nosso stand também foi procurado por milhares”, relata. 

{os-gal-148}

Sistema Nhabex:

Nhabex é um sistema de filas inteligentes criado por dois jovens estudantes de Engenharia de Informática da Universidade de Cabo Verde. 

A ideia surgiu quando Jakiel Varela e Assis Ferreira viram nos Serviços Académicos da Uni-CV e em outros lugares que havia necessidade de um sistema que diminuísse o tempo de espera das pessoas ajudando-lhes a gerir melhor o seu tempo. Possibilita que uma pessoa retire uma senha online, monitore essa senha em função dasnotificações do horário e da ‘sua vez’ de atendimento que vai recebendo. 

Timas explica que se trata de um sistema que tem enorme vantagem para o cliente/usuário e possui várias funcionalidades. “Funciona da seguinte forma: você está em casa, quer tirar um documento ou matricular-se;deve entrar no messenger tirar uma senha, automaticamente. Em sequência o messenger pergunta o quedeseja fazer e quando. Depois envia a documentação que você pode levar e a quantia do processo. Quando você chega à instituição encontra o processo organizado, paga e recebe o documento, recibo ou qualquer outro serviço que a instituição presta ao cliente.”

Outra funcionalidade é o relatório que pode ser solicitado pela empresa/instituição de modo a analisar o funcionamento de seus colaboradores.

Em atuação desde de meados de 2018, o sistema Nhabex já foi implementado nos serviços da Polícia Nacional,  Direção-Geral de Fronteiras,  Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia e Hospital Batista de Sousa, em São Vicente. Segundo Alector Timas, o sistema também será implementado na Câmara Municipaldo Sal e nos cartórios da Praia. 

Círculo Universal dos Embaixadores da Paz

O novo Jovem Embaixador da Paz de Cabo Verde foi condecorado no dia 15 de dezembro de 2019 pela atual Presidente, Gabrielle Simond, durante o 1º Congresso Internacional de Jovens Líderes e Embaixadores da Paz em Madrid, Espanha.

Alector diz-se muito animado com a nomeação e tem grandes expectativas. “Eu quero aprender com os outros líderes mundiais, saber o que estão a fazer nos respetivos países para o desenvolvimento da paz e apresentar o que Cabo Verde tem feito. Quero também recolher subsídios afim de contribuir de forma ativa no processo do desenvolvimento da Paz de Cabo Verde”. Agradece a Universidade e a Reitora Judite Medina Nascimento pelo apoio e pela motivação. 

Incentiva  os jovens académicos a aproveitarem todas as oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento pessoal, tanto dentro da universidade, como na sua comunidade. “Esta é a minha palavra de motivação para a juventude da academia de Cabo Verde, de fazerem as coisas aconteceram.”

O evento que decorreu de  13 a 15 de dezembro, teve  espaço para formações, palestras e intervenções e no último dia (15) a cerimónia de nomeação.  Foram aproximadamente 108 jovens de todos os países do mundo. 

O Círculo Universal dos Embaixadores da Paz teve início em 3 de agosto de 2004 em Ambily, França. Em 2015 criou-se uma nova categoria “Jovens Embaixadores da Paz” que nomeia estudantes de 6 a 25 anos de idade. Atualmente existem 1.600 Embaixadores da Paz presentes em 100 países.